Introdução ao Mundo VUCA
O mundo corporativo foi apresentado definitivamente neste ano ao mundo VUCA!
VUCA é um conceito advindo do acrônimo “Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade”. Apesar do termo ter surgido para representar o mundo pós Guerra Fria, ele vem sendo usado exaustivamente, na última década, nas organizações para estampar o que vivemos no dia-a-dia dos negócios. Aconselhamos a pesquisar mais sobre esse conceito, dá para tirar muitos insights.
Adaptação na Zago Consultoria ambiental - O Cliente e o Desafio
Esse conceito vem sendo aplicado dentro da própria Consultoria.
Não é segredo para ninguém que quanto mais resiliente e antifrágil uma organização for, menos pedras no sapato ela vai ter nas épocas de crise econômica ou, como temos hoje, a crise sanitária causada pelo COVID-19.
A pandemia do novo coronavírus trouxe todos os conceitos supracitados de forma abrupta.
Ou sua organização lidava com:
Volatilidade repentina nos negócios: Uma pandemia se alastrando rapidamente pelo Brasil com consequências instantâneas para o mundo dos negócios;
Incertezas: “Será que continuarei empregado?”; “Será que o projeto será cancelado?”; “Até quando a pandemia vai durar?”;
Complexidade: Necessidade de tomar decisões difíceis baseadas em dados econômicos, políticos, e sociais;
Ambiguidade: Enxurrada de informações novas, muitas das vezes de qualidade duvidosa.
(Se você não viveu tudo isso, provavelmente estava escondido dentro de uma caverna.)
Brincadeiras à parte, diante dos novos tempos em que fomos forçados a viver, as organizações se viram obrigadas a sair da tão falada zona de conforto. Precisaram se antecipar, (re)priorizar os seus processos e ter muito jogo de cintura para conseguir ao menos sobreviver à crise, que ainda não se sabe até quando vai durar.
Sobrevivendo à Crise: A Solução da Zago Consultoria
A Zago Consultoria, no entanto, teve uma experiência interessante e bastante positiva ao longo de 2020. Durante a pandemia, o número de projetos aumentou e a empresa teve que contratar mais colaboradores. Foram exatas 19 contratações! Uma grande vitória e felicidade durante um período tão complicado. O fato de contratar ao invés de demitir é um orgulho que fazemos questão de celebrar!
E tudo isso ocorreu de maneira muito fluida e natural, sem pressa. Não foi necessário mudar a estrutura interna ou fazer treinamentos de emergência para adequação ao trabalho remoto. O grande diferencial foi o fato da Zago Consultoria já ter nascido (em 2010) com o mindset de fazer uso de ferramentas e frameworks modernos e inovadores.
Os colaboradores da Zago Consultoria, os chamados Zagoenses, sempre tiveram a opção de trabalhar de home office. Nunca foi um problema. Ou melhor, sempre foi a solução!
Home Office sem Complicações - UAU Zago
Por meio da plataforma de gerenciamento de projetos Ivuup, que falaremos sobre em outro momento, basta ter acesso à internet para conseguir executar suas atividades, se comunicar com o time e realizar suas entregas. Sem complicações, sem estresse!
Essa cultura forte que permite flexibilidade aos facilitadores, favorece o senso de responsabilidade e garante o atendimento ao prazo e com o Selo Zago de qualidade. Toda essa realidade é, sem dúvida, um diferencial competitivo muito forte que a Zago carrega há anos e que apenas se comprovou durante a pandemia.
Por já termos experiência de longa data com trabalhos remotos, o único ponto negativo foi perder a proximidade física com os colegas de escritório.
Aquele cafézinho no meio da tarde, sabe?
Resultados e Vantagens Competitivas
Os resultados de uma decisão difícil tomada há mais de uma década são vivenciados no dia a dia da empresa. Colaboradores com flexibilidade, autonomia e responsabilidade agregando valor aos projetos e às suas relações internas e externas é o que mantém a Zago Consultoria sempre um passo à frente das inevitáveis mudanças que vivenciamos.
A Zago Consultoria continua na operação de seus projetos e com sua função social de criar empregos e ajudar no crescimento do país. Independente do problema que pode vir a aparecer, seja ele local, nacional ou mesmo global, estamos preparados para se adaptar e continuar a fazer o que faz de melhor: tomar decisões que movem o mundo.