Desbravando o Monitoramento Arqueológico
O monitoramento arqueológico é um dos principais serviços da Arqueologia dentro de empreendimentos de médio a grande porte. E é a partir desse serviço que foi possível salvaguardar diversos materiais arqueológicos pré e pós coloniais dentro das obras de requalificação da BR-304. Considerando isso e buscando otimizar a coleta de dados, a Zago Consultoria adotou uma metodologia ágil usando aplicativos em dispositivos mobile. Esse método de coleta de dados facilita e otimiza o tempo na produção dos produtos.
O Desafio da Reta Tabajara
A BR-304, conhecida como Reta Tabajara, é um expoente importante de materiais da cultura Papeba. Com isso, faz-se necessário a coleta diária de dados em campo, sejam eles de locais onde estão ocorrendo revolvimentos de solo, escavações ou terraplanagens. Durante um mês, a quantidade de atividades foi elevada, sendo assim, houve a busca por uma ferramenta que auxiliasse na compilação e no registro dos mesmos.
Inovação e Sustentabilidade na Coleta de Dados
Para entender e passar as informações de maneira mais objetiva para o cliente, a Zago Consultoria estudou e colocou em uso uma ferramenta que contribui para a compilação das informações. Facilitando assim, não só a obtenção dos registros, mas também, contribuindo para o meio ambiente em diminuir o uso de papel, otimizar o trabalho do arqueólogo em campo e gerando uma ligação maior entre todos, já que os dados são lançados via internet a partir do campo diretamente para a nossa base de dados.
UAU ZAGO - Mapeando Vestígios Arqueológicos em Tempo Real
Com os dados obtidos por meio do aplicativo no dispositivo mobile, é possível criar mapas que mostram a dispersão das frentes de serviço, dos materiais e as áreas com maior concentração de vestígios arqueológicos. Objetivando a amostragem de dados no produto.
Facilitando assim o acesso por parte do nosso cliente e dos órgãos intervenientes aos dados gerados em tempo real.
Resultados Robustos e Aprovação pelos Órgãos Competentes
Com a agilidade na captação, organização e processamento dos dados, obtemos resultados cada vez mais robustos e nossos produtos são aprovados pelo cliente e pelo órgão que rege o patrimônio no Brasil, o IPHAN.
Coleta Acelerada, Produtos Aprimorados
Como dito anteriormente, o monitoramento arqueológico em obras se faz pertinente por manter parte da materialidade, que ainda estava em subsuperfície, em salvaguarda. Nas atividades executadas nas obras de Requalificação da BR-304, ainda é comum encontrar durante o monitoramento, peças arqueológicas, o que corrobora com a presença do arqueólogo em campo.
Com o intuito de acelerar a coleta de registros em campo e obter maiores sucessos com as finalizações dos produtos, obteve-se resposta positiva no uso de aplicativo com o envio em tempo real para a base de dados.
Explore a inovação no monitoramento arqueológico com a Zago Consultoria. Converse conosco para descobrir como nossas soluções avançadas podem beneficiar seus projetos, unindo tecnologia e sustentabilidade para preservar o patrimônio cultural.