Explorando a Sustentabilidade Ambiental em Projetos de Infraestrutura
Empreendimentos que de alguma forma afeta direta e/ou indiretamente os recursos naturais possuem por obrigatoriedade fazer a Gestão Ambiental de suas atividades, cabendo a presença de um Licenciamento Ambiental. Em obras de infraestrutura é fácil identificar entre seus componentes, o uso de jazidas, que por definição podemos chamar de áreas de exploração de recursos minerais.
A extração dos minerais é constante em obras construtivas, para iniciar a exploração o caminho é realizar a solicitação da autorização ao órgão ambiental responsável pela sua região. A autorização também conhecida como a Licença Ambiental, após recebê-la, o responsável licenciado deverá atender às condicionantes impostas por órgãos fiscalizadores, dentre elas o de limite permissível de exploração.
Até então o volume de exploração é controlado pela construtora por meio de topógrafos e registros na obra feito pelo apontador, o apontador que possui como função contar a quantidade de caminhões carregando o material. No caso de controle pela gestão ambiental a duas formas que sempre foi realizado, se baseando nos dados da construtora, quando disponibilizado, ou realizando a medição manual com trena no local.
Para fins de controle do uso exploratório de recursos, a gestão ambiental, hoje, consegue fazer o uso de novos recursos tecnológicos, que uma década atrás não existia.
Cliente e Comprometimento Ambiental
Dessa forma, a Zago Consultoria promove uma gestão ambiental atendendo condicionantes ambientais, focado na qualidade e rapidez de sua tomada de decisão, o cenário destaca case direcionada para o ramo de infraestrutura e o controle da exploração de recursos minerais.
Desafio Ambiental na Exploração Mineral
Do monitoramento exploratório dos minerais, na visão de um supervisor ambiental em obras de infraestrutura, se tratando de questões exploratórias de jazidas, fica a seguinte pergunta: “Como faço para conseguir monitorar o volume explorado sem a necessidade de solicitar os dados da construtora e sem utilizar imagens satélite?” Sabe-se que as imagens espaciais não fornecem informações da situação em tempo real.
Inovação com VANT: A Solução para o Monitoramento em Tempo Real
Baseado na tecnologia de Veículos Aéreo Não Tripulado (VANT) juntamente com o uso de softwares, hoje conseguimos medir o quantitativo tanto do volume negativo quanto positivo em tempo real. Utilizando do VANT foi possível realizar o mapeamento e gerar MDE (Modelo Digital de Elevação), no qual forneceu dados de elevação do terreno e informações de medidas de altura e largura, os valores aproximados são fornecidos automaticamente.
Inovação Além das Expectativas: UAU Zago
O uso de VANT não foi mensurado no projeto, ou seja, é algo além, que procuramos oferecer como forma de entregar o melhor dos nossos serviços utilizando o melhor da tecnologia disponível no mercado.
Resultados Mensuráveis com VANT na Gestão Ambiental
Dos dados obtidos da jazida, foi constatado exploração superior a 30% do condicionado na Licença Ambiental, essa gestora ambiental conduziu a responsável para que fosse regularizado com a emissão de uma nova licença, dessa forma, foi possível minimizar possíveis impactos a contratante por multas de crime ambiental.
Conclusão: Eficiência Comprovada na Gestão Ambiental em Tempo Real
Por tanto, a análise da jazida em tempo real evitou possíveis frustrações ao empreendimento, demonstrando a eficiência de uma Gestão Ambiental em suas atividades rotineiras.
Seu empreendimento exige estudos ambientais especializados? Conte com a excelência da Zago Consultoria para soluções personalizadas que atendam às suas necessidades.